Segunda, 25 de junho de 201825/6/2018
43 3037-1240
Céu limpo
13º
15º
25º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
AMAZONIA
Pela Amazônia, artistas e indígenas entregam 1,5 milhão de assinaturas no Congresso
Grupo levou aos presidentes da Câmara e do Senado as assinaturas coletadas nas plataformas 342 Amazônia, Greenpeace e Avaaz exigindo a proteção da floresta e do meio ambiente
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 21/10/2017 ás 02h41
Pela Amazônia, artistas e indígenas entregam 1,5 milhão de assinaturas no Congresso

Lideranças indígenas e ativistas durante ato no Congresso Nacional

Representando as vozes de milhões de brasileiros, nesta terça-feira (12) diversos artistas, lideranças indígenas e ambientalistas foram ao Congresso Nacional protestar contra as atrocidades cometidas pelo governo Temer e por parlamentares contra a Amazônia. O grupo entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, as mais de 1,5 milhão de assinaturas coletadas nas plataformas 342 Amazônia, Greenpeace e Avaaz exigindo a proteção da floresta e do meio ambiente.


“Estamos aqui para mostrar que com a Amazônia não se brinca”, resumiu a atriz Alessandra Negrini. “Nós estaremos com os parlamentares que votarem pela Amazônia e estaremos contra os que votarem contra a Amazônia”, enfatizou a atriz Christiane Torloni durante a entrega, que também contou com a presença de Suzana Vieira, Vitor Fasano, Rappin Hood, Tico Santa Cruz, Jorge Pontual, Maria Gadu, Luiz Fernando Guimarães, Arlete Salles, Paula Lavigne e Maria Paula, entre outros.


Ao receber o grupo, o presidente do Senado se comprometeu a dar andamento ao requerimento para aprovar a urgência para o projeto que derruba o decreto de Temer sobre a Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados) - solicitada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Já Rodrigo Maia declarou que, em relação à Renca, “tem trabalhado para mostrar a Temer que o melhor caminho é retomar o diálogo com toda a sociedade” e que “a falta de comunicação (sobre o tema) foi um erro”.


“Essa grande mobilização demonstra que a sociedade formou um exército para defender a Amazônia, seus habitantes e o meio ambiente. E está cobrando isso do governo e dos políticos”, avalia Marcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil. “Aqueles parlamentares que promovem o crime ambiental, as anistias e o desmatamento serão lembrados por isso”, complementa.


Além das assinaturas, o grupo entregou ao uma carta de repúdio não só ao decreto de extinção da Renca, mas às diversas ameaças ao meio ambiente patrocinadas pelo governo Temer e pelo Congresso - desmonte do licenciamento ambiental, redução das áreas protegidas, liberação de agrotóxicos, facilitação da grilagem de terras, venda de terras para estrangeiros e ataque aos direitos indígenas.


O movimento indígena esteve representado no ato por Sônia Guajajara, da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), e Arine Waiana Apalai, da Articulação dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará. “Trago a voz dos povos indígenas e de milhões de brasileiros para pedir a não destruição da Amazônia. A pauta indígena é a pauta da floresta e do planeta porque as terras indígenas protegem a vida. Não aceitamos retrocessos, não aceitamos redução de Unidades de Conservação, não aceitamos massacres!”, declarou Sônia.


“A tentativa de Temer de destruir a Renca foi apenas o começo de um ataque coordenado contra a Amazônia. Mas não descansaremos até que nossa floresta sagrada fique livre destes ataques e que os ruralistas desistam de trocá-la por lucro. Já somos 1,5 milhão de vozes juntas — e quanto mais estes corruptos atacarem a Amazônia, mais fortes nos tornaremos”, comenta Diego Casaes, coordenador de campanhas da Avaaz.


Assine a petição e faça parte desta rede de proteção pela Amazônia!


https://www.todospelaamazonia.org.br/?utm_source=referral&utm_medium=p3&utm_campaign=amazonia&utm_content=blog

FONTE: Greenpeace Brasil
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
540

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 31.0%

Fez doação via telefone?
12 votos - 13.8%

Fez doação via carnê?
12 votos - 13.8%

Fez doação presencial?
12 votos - 13.8%

Fez doação comprando algum produto?
12 votos - 13.8%

Fez doação via postos de coleta?
12 votos - 13.8%