Segunda, 25 de junho de 201825/6/2018
43 3037-1240
Céu limpo
13º
15º
25º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
GERAL TERCEIRO SETOR
Os mais famosos Empreendedores sociais Brasileiros
Impacto social aliado à geração de lucro: é esse o combustível que move o empreendedor social.
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 25/10/2017 ás 14h36
Os mais famosos Empreendedores sociais Brasileiros

Os mais famosos Empreendedores sociais Brasileiros

Impacto social aliado à geração de lucro: é esse o combustível que move o empreendedor social. As primeiras formas de empreendedorismo social que se tem notícia surgiram na Europa e nos Estados Unidos, na década de 1960. Aqui no Brasil, as manifestações iniciais acerca do tema foram registradas em 1980, mas foi somente a partir de 1990 que surgiram algumas das iniciativas ainda vigentes.


Para conhecer mais sobre o assunto, sugerimos, inclusive, a leitura do livro “Como mudar o mundo”, de David Bornstein. Nele, explica-se profundamente de onde surgiu o termo empreendedorismo social e a história de alguns dos mais fortes empreendedores sociais brasileiros como Vera Cordeiro, do Saúde Criança, citado a seguir, Eugenio Scannavino Netto, Projeto Saúde & Alegria; e de outros empreendedores sociais de Bangladesh, Hungria, Índia, Polônia, África do Sul e EUA.


GERAÇÃO DE IMPACTO


Muhammad Yunus é hoje um dos principais nomes do empreendedorismo social no mundo. Economista bengalês de 74 anos, Yunus é reconhecido por ter criado um sistema de empréstimos para pessoas de baixa renda, o Grameen Bank. Anualmente, o negócio empresta quase R$ 5 bilhões para fomentar negócios sociais. Cerca de oito milhões de pessoas são clientes do banco atualmente – 97% são mulheres.


No Brasil, a disseminação dessa nova concepção de fazer negócios, conciliando lucro e responsabilidade social, cresce a cada ano. Conheça, a seguir, alguns exemplos de empreendedores sociais brasileiros que conquistaram notoriedade por meio de suas iniciativas:


Associação Saúde Criança: organização social fundada em 1991 por Vera Cordeiro, a Associação Saúde Criança realiza trabalhos para reestruturar famílias com crianças em situação de vulnerabilidade social a partir de metodologia própria, que auxilia no atendimento à saúde, moradia, cidadania, educação e profissionalização.


Geekie: oferecer aprendizado adaptativo para todos. Foi com essa missão que nasceu, em 2011 a Geekie, organização que desenvolve plataformas de ensino a partir de tecnologias inovadoras, garantindo as ferramentas necessárias a cada aluno para que estes desenvolvam seu potencial. Seus idealizadores, Cláudio Sassaki e Eduardo Bontempo, foram Premiados em 2013 pelo Prêmio Folha de Empreendedores Sociais.


Agenda Pública: negócio social sem fins lucrativos fundado em 2009, tem como objetivo de melhorar a gestão pública e a governança partidária, além de incentivar a participação da sociedade. Seu idealizador, premiado em 2015 pelo Prêmio Empreendedor Social Folha, o Sergio Rodrigo Andrade é cientista político, está a frente da organização hoje e tem 38 anos.


Comitê para Democratização da Informática (CDI): empoderar as comunidades, com o estímulo à educação, à cidadania e ao empreendedorismo, por meio da tecnologia é a missão do CDI. A organização social, fundada em 1995, está presente hoje em 15 países espalhados pelo mundo, com 842 espaços que utilizam a tecnologia para promover a transformação social, Rodrigo Baggio é seu idealizador, hoje trabalha na Ashoka – EUA.


Instituto Gerando Falcões: o jovem como agente principal no processo de transformação da sociedade. Por meio de ações de estímulo ao empreendedorismo juvenil, o Instituto promove ações que possibilitem aos jovens a transformação de suas próprias realidades.


Instituto Banco Palmas: fundado em 1998 pela Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira (fundada em 1981), em Fortaleza, o banco comunitário tem como proposta desenvolver projetos de geração de renda locais, garantindo créditos a juros mínimos. O incrível Joaquim Melo é idealizador e trabalha na iniciativa em parceria com Asier Ansorena, espanhol radicado no Brasil, apaixonado pelo Projeto.


A lista de iniciativas brasileiras no setor é grande e não para por aí. Se você também quer empreender no setor social, conte com a formação de excelência oferecida pela Ink para gestão de projetos sociais.


https://inkinspira.com.br

FONTE: Inkinspira
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
859

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 31.0%

Fez doação via telefone?
12 votos - 13.8%

Fez doação via carnê?
12 votos - 13.8%

Fez doação presencial?
12 votos - 13.8%

Fez doação comprando algum produto?
12 votos - 13.8%

Fez doação via postos de coleta?
12 votos - 13.8%