Terça, 16 de janeiro de 201816/1/2018
43 3037-1240
Nublado
20º
22º
26º
Londrina - PR
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
GERAL TERCEIRO SETOR
Os mais famosos Empreendedores sociais Brasileiros
Impacto social aliado à geração de lucro: é esse o combustível que move o empreendedor social.
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 25/10/2017 ás 14h36
Os mais famosos Empreendedores sociais Brasileiros

Os mais famosos Empreendedores sociais Brasileiros

Impacto social aliado à geração de lucro: é esse o combustível que move o empreendedor social. As primeiras formas de empreendedorismo social que se tem notícia surgiram na Europa e nos Estados Unidos, na década de 1960. Aqui no Brasil, as manifestações iniciais acerca do tema foram registradas em 1980, mas foi somente a partir de 1990 que surgiram algumas das iniciativas ainda vigentes.


Para conhecer mais sobre o assunto, sugerimos, inclusive, a leitura do livro “Como mudar o mundo”, de David Bornstein. Nele, explica-se profundamente de onde surgiu o termo empreendedorismo social e a história de alguns dos mais fortes empreendedores sociais brasileiros como Vera Cordeiro, do Saúde Criança, citado a seguir, Eugenio Scannavino Netto, Projeto Saúde & Alegria; e de outros empreendedores sociais de Bangladesh, Hungria, Índia, Polônia, África do Sul e EUA.


GERAÇÃO DE IMPACTO


Muhammad Yunus é hoje um dos principais nomes do empreendedorismo social no mundo. Economista bengalês de 74 anos, Yunus é reconhecido por ter criado um sistema de empréstimos para pessoas de baixa renda, o Grameen Bank. Anualmente, o negócio empresta quase R$ 5 bilhões para fomentar negócios sociais. Cerca de oito milhões de pessoas são clientes do banco atualmente – 97% são mulheres.


No Brasil, a disseminação dessa nova concepção de fazer negócios, conciliando lucro e responsabilidade social, cresce a cada ano. Conheça, a seguir, alguns exemplos de empreendedores sociais brasileiros que conquistaram notoriedade por meio de suas iniciativas:


Associação Saúde Criança: organização social fundada em 1991 por Vera Cordeiro, a Associação Saúde Criança realiza trabalhos para reestruturar famílias com crianças em situação de vulnerabilidade social a partir de metodologia própria, que auxilia no atendimento à saúde, moradia, cidadania, educação e profissionalização.


Geekie: oferecer aprendizado adaptativo para todos. Foi com essa missão que nasceu, em 2011 a Geekie, organização que desenvolve plataformas de ensino a partir de tecnologias inovadoras, garantindo as ferramentas necessárias a cada aluno para que estes desenvolvam seu potencial. Seus idealizadores, Cláudio Sassaki e Eduardo Bontempo, foram Premiados em 2013 pelo Prêmio Folha de Empreendedores Sociais.


Agenda Pública: negócio social sem fins lucrativos fundado em 2009, tem como objetivo de melhorar a gestão pública e a governança partidária, além de incentivar a participação da sociedade. Seu idealizador, premiado em 2015 pelo Prêmio Empreendedor Social Folha, o Sergio Rodrigo Andrade é cientista político, está a frente da organização hoje e tem 38 anos.


Comitê para Democratização da Informática (CDI): empoderar as comunidades, com o estímulo à educação, à cidadania e ao empreendedorismo, por meio da tecnologia é a missão do CDI. A organização social, fundada em 1995, está presente hoje em 15 países espalhados pelo mundo, com 842 espaços que utilizam a tecnologia para promover a transformação social, Rodrigo Baggio é seu idealizador, hoje trabalha na Ashoka – EUA.


Instituto Gerando Falcões: o jovem como agente principal no processo de transformação da sociedade. Por meio de ações de estímulo ao empreendedorismo juvenil, o Instituto promove ações que possibilitem aos jovens a transformação de suas próprias realidades.


Instituto Banco Palmas: fundado em 1998 pela Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira (fundada em 1981), em Fortaleza, o banco comunitário tem como proposta desenvolver projetos de geração de renda locais, garantindo créditos a juros mínimos. O incrível Joaquim Melo é idealizador e trabalha na iniciativa em parceria com Asier Ansorena, espanhol radicado no Brasil, apaixonado pelo Projeto.


A lista de iniciativas brasileiras no setor é grande e não para por aí. Se você também quer empreender no setor social, conte com a formação de excelência oferecida pela Ink para gestão de projetos sociais.


https://inkinspira.com.br

FONTE: Inkinspira
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
541