Terça, 25 de setembro de 201825/9/2018
43 3037-1240
Ensolarado
20º
30º
31º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
POLITICAS PÚBLICAS
Jovens da região Sudeste participam da 1ª etapa da Oficina de Prevenção Combinada, no ES
Depois de passar pelas regiões Sul e Norte, o evento acontece pela primeira vez na região Sudeste entre os dias 19 e 21 de outubro, em Anchieta (ES), com jovens do Espírito Santo e Minas Gerais.
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 28/10/2017 ás 00h15
Jovens da região Sudeste participam da 1ª etapa da Oficina de Prevenção Combinada, no ES

Oficina de Prevenção Combinada com Jovens

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, com o apoio do UNAIDS Brasil, está promovendo a Oficina de Prevenção Combinada com Jovens, que tem como objetivo qualificar e capacitar jovens entre 18 e 26 anos, principalmente de populações-chave (gays, homens que fazem sexo com outros homens, trabalhadores do sexo, pessoas trans, pessoas que usam álcool ou outras drogas e população privada da liberdade) para atuarem como multiplicadores e em ações de prevenção ao HIV em seus estados.


Depois de passar pelas regiões Sul e Norte, o evento acontece pela primeira vez na região Sudeste entre os dias 19 e 21 de outubro, em Anchieta (ES), com jovens do Espírito Santo e Minas Gerais.


Entre os assuntos a serem debatidos estão: o atual cenário epidemiológico do HIV e a resposta à epidemia, com foco na prevenção combinada; os direitos das pessoas que vivem com HIV, com ênfase nas questões referentes ao estigma, discriminação e preconceito; e a elaboração de uma agenda de intervenção local para desenvolvimento de ações de prevenção combinada em São Paulo e Minas Gerais.


Prevenção Combinada


A prevenção combinada do HIV busca ampliar a gama de opções que os indivíduos possuem para a prevenção contra o vírus e oferecer mais alternativas cientificamente eficazes, por meio da combinação de novas estratégias comportamentais e biomédicas baseadas em direitos humanos e informadas por evidências. A prevenção combinada engloba, além do uso do preservativo, o tratamento como prevenção, a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP) (saiba mais sobre a prevenção combinada aqui).


“A epidemia tem crescido entre jovens no Brasil. Ações de formação como essa oficina representam uma estratégia fundamental para a disseminação de informações corretas e em linguagem adequada sobre HIV para o(a)s jovens a partir de uma abordagem de educação de pares” afirma Cleiton Euzébio de Lima, Assessor de Mobilização Social e Trabalho em Rede do UNAIDS Brasil, que conduziu o debate sobre estigma e discriminação no acesso à serviços de saúde e apresentou a Agenda para #ZeroDiscriminação em serviços de saúde do UNAIDS.


Entre as oficinas previstas, duas já foram realizadas, na região Sul e na região Norte. Serão realizadas ainda outras duas oficinas na região Nordeste, mais uma no Sudeste e no Centro-Oeste.


http://unaids.org.br

FONTE: UNAIDS
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
362

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 22.5%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.8%

Fez doação comprando algum produto?
19 votos - 15.8%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.8%

Fez doação via telefone?
18 votos - 15.0%

Fez doação via carnê?
18 votos - 15.0%