Sábado, 15 de dezembro de 201815/12/2018
Trovoadas
22º
25º
29º
Sao Jose - SC
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
RESPONSABILIDADE SOCIAL
L’Oréal, UNESCO e ABC premiam vencedoras do programa ‘Para Mulheres na Ciência’
A empresa de cosméticos L’Oréal, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) premiaram na semana passada (24) no Rio de Janeiro as vencedoras da 12ª edição do programa “Para Mulheres na Ciência”.
Marcio Demari São José - SC
Postada em 04/11/2017 ás 22h32
L’Oréal, UNESCO e ABC premiam vencedoras do programa ‘Para Mulheres na Ciência’

As sete cientistas da 12ª edição do programa foram homenageadas em evento que também celebrou a inauguração do Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal no Brasil. Foto: L’Oréal

A empresa de cosméticos L’Oréal, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) premiaram na semana passada (24) no Rio de Janeiro as vencedoras da 12ª edição do programa “Para Mulheres na Ciência”, em cerimônia realizada no Centro de Pesquisa & Inovação da empresa no Brasil.


Sete pesquisadoras foram reconhecidas pela qualidade e potencial de seu trabalho. O prêmio garante visibilidade e continuidade dos projetos escolhidos nas áreas de Ciências da Vida, Química, Física e Matemática, com o incentivo de uma bolsa-auxílio no valor de 50 mil de reais para cada.


As sete vencedoras deste ano foram: Diana Sasaki e Gabriela Nestal, do Rio de Janeiro; Fernanda Tonelli, Jenaina Soares e Rafaela Ferreira, de Minas Gerais; Marília Nunes, do Pará; e Pâmela Carpes, do Rio Grande do Sul. Elas foram escolhidas por um júri acadêmico, que selecionou os trabalhos dentre os quase 400 inscritos nesta edição.


“Celebrar mais uma edição do ‘Para Mulheres na Ciência’ é um momento muito especial. E neste ano, escolhemos o Centro de Pesquisa & Inovação para a premiação, um lugar que representa o compromisso do grupo com a ciência”, declarou Patrick Sabatier, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da L’Oréal Brasil.


Para a bióloga Gabriela Nestal, uma das cientistas reconhecidas, o prêmio tem um papel muito claro na sociedade: promover a ciência feita por mulheres.


Premiação ressalta trajetória das cientistas ganhadoras


Durante a cerimônia de premiação, foi destacado o papel das 82 mulheres já premiadas ao longo dos 12 anos em que o programa está no Brasil.


Escolhida para discursar em nome das ganhadoras de 2017, Pâmela Mello-Carpes agradeceu as três instituições — L’Oréal, UNESCO e ABC — por acreditarem na ciência feita por mulheres.


“Eu acredito que a comunidade em geral também é impactada por esse momento de reconhecimento, porque vemos a promoção de uma visibilidade que vai além da academia. A sociedade precisa ter acesso a ciência para valorizá-la e também viabilizar a continuação dessas pesquisas no Brasil”, disse.


Em uma análise sobre a importância do programa para o desenvolvimento no país, Lucia Previato, representante da ABC e laureada internacional do programa em 2004, ressaltou os pesquisadores que permanecem com seus estudos mesmo em tempos de crise.


“Essa edição tem um tom de emoção diferente devido à situação que o Brasil passa em relação a investimento e ao fomento da ciência. Mas observamos que sempre há jovens, pesquisas e meios de inovação. Neste ano, nos deparamos com projetos de níveis internacionais, então não há nada que diminua a premiação”, analisou.


Durante a cerimônia de premiação, os temas de pesquisa de cada uma foram apresentados e todos os discursos ressaltaram a importância de incentivo para cada projeto.


“Sem dúvidas, estar aqui representa a realização de um sonho e é um momento muito importante para a minha carreira e para a minha vida pessoal”, completou a matemática Diana Sasaki.

FONTE: ONU Brasil
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
535

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
28 votos - 23.0%

Fez doação comprando algum produto?
20 votos - 16.4%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.6%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.6%

Fez doação via telefone?
18 votos - 14.8%

Fez doação via carnê?
18 votos - 14.8%