Sábado, 22 de setembro de 201822/9/2018
43 3037-1240
Parcialmente nublado
17º
20º
29º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Por que a captação de recursos é tão importante para o Terceiro Setor?
A captação de recursos é essencial para que uma organização possa funcionar e trabalhar para ajudar cada dia mais a comunidade com seus programas sociais
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 04/12/2017 ás 15h31
Por que a captação de recursos é tão importante para o Terceiro Setor?

A captação de recursos é o modo como as organizações sem fins lucrativos de interesse social levantam e mobilizam recursos para investir em seus projetos ou na própria manutenção da organização.

A captação de recursos é o modo como as organizações sem fins lucrativos de interesse social levantam e mobilizam recursos para investir em seus projetos ou na própria manutenção da organização. Estas entidades não sobrevivem apenas da ajuda de voluntários, elas também precisam de recursos para que possam pagar seus funcionários e manter seus programas sociais.


A grande maioria das entidades não sobrevive sem captar recursos, pois para que uma organização possa investir em seus projetos e se manter ela precisa da captação de recursos. Imagine uma empresa privada sem investidores, sem capital de giro e sem qualquer forma de renda. Esta empresa com toda certeza não conseguirá se manter, é a mesma coisa com as organizações sem fins lucrativos, sem captação de recursos ela estará fadada ao fracasso.


O mercado está exigindo cada vez mais que estas organizações sejam criativas e inovadoras nas formas de captar recursos e não dependam somente de uma forma de captação.


Para que a organização consiga isso é preciso ter uma pessoa com experiência, e de preferência, profissionalizada, visto que a mobilização de recursos é uma área muito importante para deixar nas mãos de alguém inexperiente.


Existem diversas formas de captação de recursos no Terceiro Setor: através do Poder público, crowdfunding, bazares e eventos, e geração de rendas através da venda de produtos, por exemplo. Há também as leis de incentivo criadas pelo Estado com o objetivo de estimular pessoas físicas e jurídicas a doarem parte do seu imposto para organizações sem fins lucrativos. Esta é uma ótima maneira para uma entidade captar recursos, e as pessoas ajudarem estas organizações sem gastar mais do que elas já iriam gastar com seu imposto de renda.


Um dos piores erros que uma organização pode cometer é a de depender de apenas uma forma de captação de recursos, e é um erro maior ainda se a entidade depende somente do governo para financiá-lo, pois se a entidade perder esta forma de captação ela não será capaz de manter-se. E com a crise que o país atravessa hoje, o governo está tendo que cortar gastos, e isto significa, financiando menos organizações sem fins lucrativos. Outro erro que a entidade deve evitar cometer é: falta de estímulo caso a organização não consiga atingir os números esperados logo de primeira. É preciso ter persistência, paciência e garra para continuar lutando até conseguir atingir as metas.


A captação de recursos é essencial para que uma organização possa funcionar e trabalhar para ajudar cada dia mais a comunidade com seus programas sociais. Para isso, é muito importante que a entidade esteja sempre pesquisando e estudando sobre novas formas de captação de recursos, sempre planejando e levando em conta as perspectivas e evolução do mercado.


José Alberto Tozzi — Administrador de empresas graduado pela FGV e contador com MBA executivo internacional, na FIA, é mestre em administração de empresas com ênfase no Terceiro Setor pela PUC-SP. Sócio da Tozzi Associados, empresa especializada na prestação de serviços para entidades do Terceiro Setor, é professor na Diálogo Social, GESC, em cursos de extensão e especialização da PUC-SP e membro da equipe de formadores do Núcleo Paulus de Assistência Social. Autor do livro “SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor”.

FONTE: Administradores
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
509

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 22.5%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.8%

Fez doação comprando algum produto?
19 votos - 15.8%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.8%

Fez doação via telefone?
18 votos - 15.0%

Fez doação via carnê?
18 votos - 15.0%