Terça, 16 de janeiro de 201816/1/2018
43 3037-1240
Nublado
20º
22º
26º
Londrina - PR
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Educação na infância deixa lições para a vida toda
Mitchel Resnick, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), esteve no Brasil em outubro desse ano apresentando o que ele acredita ser uma educação infantil referência para todas as etapas.
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 07/12/2017 ás 21h37
Educação na infância deixa lições para a vida toda

Educação na infância

Cada dia mais tem sido discutidos os conceitos da educação infantil e as formas de aprendizado dos pequenos. O que ninguém discorda é o fato de que o que a criança aprende nesse momento é levado para toda a sua vida, e a forma como ela aprende também é responsável por moldar as suas atitudes futuras.

Mitchel Resnick, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), esteve no Brasil em outubro desse ano apresentando o que ele acredita ser uma educação infantil referência para todas as etapas.

Confira alguns pontos expostos por ele para o pleno desenvolvimento das crianças dentro da escola:

Educação com liberdade

Resnick defende modelos de escola baseados nos jardins de infância: locais que estimulem a liberdade, onde as crianças possam circular e explorar à vontade. Seus interesses devem ser constantemente atiçados por estímulos visuais e sonoros que movimentem a criatividade.

Foco na tecnologia

O pesquisador também acredita que é preciso pensar a Educação Criativa aliada a um uso engajado da tecnologia, ensinando programação, por exemplo, a partir de um software em que é possível criar atividades e aprender sobre o tema. Afinal, “aqueles que não dominarem essa linguagem serão analfabetos”, afirma.

Os 4 P’s da educação criativa

Para estimular o pensamento criativo, foram criadas quatro orientações que ajudam a pensar sobre como desenvolver tecnologias e atividades, os 4 P’s: projetos, paixão, pares e jogos (do inglês, playing games).

Resnick explica e conclui: engajar as crianças a trabalhar em PROJETOS baseados em suas PAIXÕES, sempre em colaboração com outros PARES, em um espírito de JOGO.

Estimulante, envolvente e um grande exemplo para as escolas brasileiras, não é mesmo?
FONTE: Instituto MRV
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
239