Segunda, 24 de setembro de 201824/9/2018
43 3037-1240
Parcialmente nublado
19º
28º
30º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
EVENTOS TERCEIRO SETOR
Agência da ONU realiza concurso para jornalistas que cobrem movimentos migratórios na América do Sul
Jornalistas trabalhando no Brasil podem concorrer ao Prêmio Sul-Americano de Jornalismo sobre Migração, competição realizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Até 20 de janeiro de 2018, a premiação recebe inscrições de reportagens divulgadas na imprensa, rádio, televisão ou plataformas digitais. Iniciativa reconhecerá trabalhos que tenham conscientizado o público sobre os direitos dos migrantes, incluindo os direitos a saúde, trabalho e educação. Temas como igualdade de gênero e combate ao preconceito também nortearão a avaliação das matérias.
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 15/12/2017 ás 08h44
Agência da ONU realiza concurso para jornalistas que cobrem movimentos migratórios na América do Sul

Imigrantes haitianos em Iñapari, no Peru. A rota é usada por muitos para alcançar o Brasil pela fronteira com o Acre, para depois seguirem para centros urbanos. Milhares de haitianos já migraram para o Brasil desde o terremoto que atingiu o país caribenho

Jornalistas trabalhando no Brasil podem concorrer ao Prêmio Sul-Americano de Jornalismo sobre Migração, competição realizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Até 20 de janeiro de 2018, a premiação recebe inscrições de reportagens divulgadas na imprensa, rádio, televisão ou plataformas digitais. Matérias deverão ter sido publicadas entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2017.


Também podem participar profissionais de veículos de comunicação da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Acesse a página do concurso clicando aqui (em português).


A premiação reconhecerá trabalhos que tenham conscientizado o público sobre os direitos dos migrantes, incluindo os direitos a saúde, trabalho e educação. A seleção valorizará as reportagens que ressaltaram as contribuições sociais, econômicas e culturais dos movimentos migratórios para os países de destino. Temas como igualdade de gênero e combate ao preconceito também nortearão a avaliação das matérias.


“Os meios de comunicação desempenham um papel-chave não apenas para informar, como também para formar a opinião pública sobre migração”, aponta o diretor regional da OIM para a América do Sul, Diego Beltrand.


“Com o Prêmio Sul-Americano de Jornalismo, queremos reconhecer o trabalho dos e das jornalistas que, através de suas matérias sobre migração, com enfoque de direitos humanos, tenham contribuído para mudar a percepção negativa sobre as pessoas migrantes, para tornar visível sua contribuição positiva, bem como para prevenir a xenofobia, o racismo e a discriminação.”


Os dez jornalistas ganhadores — será escolhido um repórter por país participante — serão convidados para cerimônia de entrega do prêmio, em Buenos Aires, tendo passagem aérea e hospedagem pagos pela OIM. Durante a estadia na capital argentina, os profissionais participarão de uma capacitação sobre a cobertura midiática dos movimentos migratórios voltada para a promoção dos direitos humanos.


Os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2018, após análise das inscrições, que será feita por especialistas das áreas de comunicação e migração.


A realização do concurso é um dos esforços da OIM que se soma a campanhas já existentes para lutar contra a xenofobia — a iniciativa “Sou Migrante”, da própria agência, e “Juntos”, das Nações Unidas.

FONTE: ONU
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
980

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 22.5%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.8%

Fez doação comprando algum produto?
19 votos - 15.8%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.8%

Fez doação via telefone?
18 votos - 15.0%

Fez doação via carnê?
18 votos - 15.0%