Sábado, 15 de dezembro de 201815/12/2018
Trovoadas
22º
25º
29º
Sao Jose - SC
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
CIDADANIA
Agências da ONU alertam para impactos da corrupção no desenvolvimento dos países
No Dia Internacional contra a Corrupção, lembrado no sábado (9), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fizeram um apelo para que as pessoas em todo o mundo se unissem a uma campanha global de conscientização e combate a esse crime.
Marcio Demari São José - SC
Postada em 16/12/2017 ás 15h21
Agências da ONU alertam para impactos da corrupção no desenvolvimento dos países

Todos os anos, US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2.6 trilhões são roubados anualmente devido a atos de corrupção, segundo o UNODC. Foto: USP Imagens/Marcos Santos

No Dia Internacional contra a Corrupção, lembrado no sábado (9), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fizeram um apelo para que pessoas do mundo todo se unissem a uma campanha global de conscientização e combate a esse crime.


Todos os anos, 1 trilhão de dólares é pago em subornos e cerca de 2,6 trilhões de dólares são roubados em atos de corrupção, o que representa mais de 5% do PIB mundial.


A esse respeito, o slogan da campanha “Unidos contra a corrupção, para o desenvolvimento, a paz e a segurança” incentiva os governos, o setor privado e o público em geral a abordar conjuntamente essa questão.


Ao desenhar uma imagem sombria da situação, o diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, afirmou: “a corrupção tem um impacto catastrófico nas sociedades, ela nega acesso de pessoas vulneráveis à infraestrutura e as condenam a viver em desigualdade”.


Ao observar que o crime acompanhou sucessivas gerações que abrange um número incontável de pessoas, Fedotov disse que “para que as pessoas sejam retiradas da pobreza e o crescimento econômico seja promovido, o mundo deve permanecer unido contra a corrupção”.


No entanto, alcançar esse objetivo requer o uso decidido de ferramentas mais adequadas: a adoção universal e a plena implementação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.


No total, 183 Estados fazem parte dessa convenção. Ao enfatizar a necessidade de novos avanços nessa área, Fedotov afirmou que as parcerias anticorrupção estabelecidas com o setor privado, com a sociedade civil e com o setor acadêmico podem garantir que todos permaneçam unidos pelo fim desse crime.


A luta contra a corrupção é parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Ela clama por reduções substanciais da corrupção, como parte dos esforços para construir sociedades pacíficas e inclusivas no âmbito do Objetivo 16.


As atividades que marcam o dia estão sendo realizadas por escritórios de campo do UNODC, organizações da sociedade civil, governos e indivíduos para aumentar a conscientização sobre o tema.


Os eventos que se concentram nos esforços anticorrupção vão desde reuniões com a imprensa a comemorações, como parte de um alcance público mais amplo.

FONTE: Agência ONU
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
490

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
28 votos - 23.0%

Fez doação comprando algum produto?
20 votos - 16.4%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.6%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.6%

Fez doação via telefone?
18 votos - 14.8%

Fez doação via carnê?
18 votos - 14.8%