Terça, 25 de setembro de 201825/9/2018
43 3037-1240
Ensolarado
20º
30º
31º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
TERCEIRO SETOR INTERNACIONAL
TPI estipula em US $10 milhões valor de indemnização às vítimas do Caso Lubanga
Câmara de recurso do Tribunal Penal Internacional examinou 473 solicitações apresentadas contra Thomas Lubanga; inquérito concluiu que 90% dos casos eram de vítimas diretas ou indiretas dos crimes que levaram à condenção do ex-líder de milícias congolesas.
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 18/12/2017 ás 13h51
TPI estipula em US $10 milhões valor de indemnização às vítimas do Caso Lubanga

Tribunal Penal Internacional. Foto: ONU/ICJ-CIJ

O Tribunal Penal Internacional, TPI, diz que o ex-líder de milícias congolesas, Thomas Lubanga, vai ter que pagar US$ 10 milhões para indemnizar as vítimas dos crimes de guerras.


Elas foram, ativamente, envolvidas no conflito armado nas fileiras da Força Patriótica para a Libertação do Congo, entre setembro de 2002 e agosto de 2003.


Em 2012, a primeira instância do TPI condenou Thomas Lubanga a 14 anos de prisão por crimes de guerra, recrutamento e alistamento de menores de 15 anos. As crianças chegaram a participar em conflitos em defesa do Exército.  Mas o ex-líder de milícias da República Democrática do Congo recorreu da decisão.


Esta sexta-feira, a câmara de recurso do TPI, que já que havia rejeitado uma proposta de redução da pena, emitiu uma nota em que anuncia a fixação de um montante de US$ 10 milhões para reparações coletivas às vítimas.


A Câmara diz que examinou uma amostra de 473 solicitações de pessoas que se identificaram como vítimas e potencialmente elegíveis para receber compensações. O tribunal concluiu que pelo menos 425 dessas, ou 90%, eram provavelmente vítimas diretas ou indiretas dos crimes dos quais Lubanga foi condenado.


A Câmara afirmou, no entanto, que outras evidências demonstraram a existência de centenas ou mesmo milhares de vítimas adicionais afetadas pelos crimes cometidos pelo ex-chefe de milícias congolesas.


Por razões de segurança, algumas vítimas em potencial já não estavam dispostas a reclamar ou não podiam participar do processo de compensação.


A Câmara de recurso do TPI pretende que o Fundo Fiduciário para as Vítimas trabalhe com o Governo da República Democrática do Congo no processo de indemnização às vítimas do caso Lubanga.

FONTE: Rádio ONU
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
502

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 22.5%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.8%

Fez doação comprando algum produto?
19 votos - 15.8%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.8%

Fez doação via telefone?
18 votos - 15.0%

Fez doação via carnê?
18 votos - 15.0%