Sábado, 22 de setembro de 201822/9/2018
43 3037-1240
Parcialmente nublado
17º
20º
29º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
COMBATE A POBREZA
Comunidade tradicional brasileira se prepara para receber certificação internacional da FAO
O título “Sistema Agrícola Tradicional Globalmente Importante” (Globally Important Agricultural Heritage System, GIAHS), da FAO, reconhece e valoriza comunidades que desenvolveram e continuam praticando Sistemas Agrícolas Tradicionais
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 22/12/2017 ás 15h37 - atualizada em 22/12/2017 ás 15h45
Comunidade tradicional brasileira se prepara para receber certificação internacional da FAO

Globally Important Agricultural Heritage System

Reconhecido globalmente, o título de “Sistema Agrícola Tradicional Globalmente Importante” (Globally Important Agricultural Heritage System, GIAHS), já concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) a 41 sítios em 18 países do mundo, agora, está mais perto de ser um trunfo de comunidades e povos tradicionais do Brasil. Isso porque foi criado, em Diamantina, interior de Minas Gerais, o primeiro grupo de trabalho brasileiro que facilitará a obtenção do reconhecimento às comunidades de apanhadoras de flores sempre-vivas da região.


O grupo de trabalho, composto por diferentes secretarias municipais, além de pesquisadores e representantes das comunidades apanhadoras, terá a tarefa de apoiar a elaboração, por parte da Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (Codecex), do dossiê e do Plano de Conservação Dinâmica que deverão ser encaminhados ao Secretariado do GIAHS da FAO, até junho de 2018, com levantamentos das atividades de apanhadores de flores sempre-vivas e das medidas previstas para perpetuar as práticas agrícolas ancestrais melhorando ao mesmo tempo as condições de vida destas comunidades. Posteriormente, será realizada uma vistoria técnica da FAO in loco. O título foi pleiteado pela Codecex, que busca a manutenção dos territórios tradicionais, o reconhecimento social dos apanhadores de flores, o respeito aos seus direitos, além do acesso às políticas públicas diferenciadas e o aumento da renda. 


“Se já estávamos certo de que essa atividade tem um grande potencial para receber o selo da FAO, a formação desse grupo de trabalho nos deixa ainda mais seguros”, ressaltou Marcello Broggio, Oficial de Programas da FAO no Brasil.   


O GIAHS da FAO foi criado em 2002 com o objetivo de preservar sistemas agrícolas marcados pela harmoniosa interação entre comunidades tradicionais e o meio ambiente.


Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs)


Os povos e comunidades tradicionais possuem formas únicas de praticar a agricultura, que expressam saberes particulares, envolvendo desde o cultivo da terra até diversos outros processos simbólicos e produtivos, de maneira integrada, constituindo os chamados Sistemas Agrícolas Tradicionais.


Um SAT pode ser definido como um conjunto de elementos que inclui saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações associadas. Eles formam sistemas culturais que envolvem espaços, práticas alimentares e agroecossistemas manejados por povos, comunidades e agricultores familiares tradicionais. Os SATs integram o patrimônio cultural imaterial das comunidades que os praticam e, de acordo com a FAO, devem ser respeitados, protegidos e promovidos visando manter vivos exemplos de agricultura sustentável.

FONTE: FAO Brasil
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
658

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 22.5%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.8%

Fez doação comprando algum produto?
19 votos - 15.8%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.8%

Fez doação via telefone?
18 votos - 15.0%

Fez doação via carnê?
18 votos - 15.0%