Segunda, 24 de setembro de 201824/9/2018
43 3037-1240
Parcialmente nublado
19º
28º
30º
Brasilia - DF
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
MEIO AMBIENTE
Tijuca divulga atividades para voluntariado
Programa começa a todo vapor neste mês de janeiro no Parque Nacional da Tijuca (RJ).
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 11/01/2018 ás 18h39 - atualizada em 11/01/2018 ás 18h46
Tijuca divulga atividades para voluntariado

O Parque Nacional da Tijuca (RJ) é uma referência dentro do programa de voluntariado desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O  Parque Nacional da Tijuca (RJ) é uma referência dentro do programa de voluntariado desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em 2017, os voluntários somaram mais de 10 mil horas de trabalho e envolveram quase 1.800 participantes. Em 2018, o trabalho recomeça a todo vapor.


No útimo sábado (6) foi realizada uma atividade de manejo na trilha da Pedra do Conde e outras 15 ações estão previstas para janeiro. Uma delas será um mutirão, agendado para o dia 14 de janeiro, na trilha do Pico da Tijuca para retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado e da nova área com mirante. Também há atividades de voluntariado durante a semana, às terças, quartas e quintas.


Quem quiser se juntar ao trabalho voluntário no Parque Nacional da Tijuca pode realizar o cadastro através da página disponível aqui. Também é possível acompanhar as futuras programações na página do grupo de voluntariado do parque no Facebook e no chat coletivo do grupo no Google, onde as programações são publicadas mensalmente.


O Programa de Voluntariado do ICMBio é uma oportunidade para que as pessoas possam exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. A população pode atuar, juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção. Atualmente o Programa é desenvolvido em mais de 152 unidade de conservação do ICMBio.


Veja a programação completa de janeiro no Parque da Tijuca:


06/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


09/01 (terça) – Manutenção da área da Cascata Gabriela: manutenção da área do recanto, com envernizamento do mobiliário rústico e outras melhorias.


10/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


11/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


13/01 (sexta) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil


14/01 (sábado) – Mutirão Trilha do Pico da Tijuca: Retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado da trilha e da nova área com mirante. Nível de esforço: médio (trilha de 1 hora e uso de ferramentas agrícolas).


16/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


17/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


18/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


20/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


23/01 (terça) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil


24/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


25/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


27/01 (sábado) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil


30/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


31/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


*Informações de Duda Menegassi, do Wikiparques.


Comunicação ICMBio


(61) 2028-9280

FONTE: ICMBio
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
20.119

Publicidade

Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Facebook

Publicidade

TELETON 2017

Publicidade

Unicef Brasil
Mais lidas do mês

Publicidade

objetivos do desenvolvimento sustentável
Enquete
Voce já fez doação em dinheiro para alguma instituição, como?

Fez doação via Internet?
27 votos - 22.5%

Fez doação presencial?
19 votos - 15.8%

Fez doação comprando algum produto?
19 votos - 15.8%

Fez doação via postos de coleta?
19 votos - 15.8%

Fez doação via telefone?
18 votos - 15.0%

Fez doação via carnê?
18 votos - 15.0%