Quarta, 17 de janeiro de 201817/1/2018
43 3037-1240
Nublado
20º
20º
27º
Londrina - PR
Erro ao processar!
Sorria Contra o Câncer
MEIO AMBIENTE
Tijuca divulga atividades para voluntariado
Programa começa a todo vapor neste mês de janeiro no Parque Nacional da Tijuca (RJ).
Marcio Demari Londrina - PR
Postada em 11/01/2018 ás 18h39 - atualizada em 11/01/2018 ás 18h46
Tijuca divulga atividades para voluntariado

O Parque Nacional da Tijuca (RJ) é uma referência dentro do programa de voluntariado desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O  Parque Nacional da Tijuca (RJ) é uma referência dentro do programa de voluntariado desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em 2017, os voluntários somaram mais de 10 mil horas de trabalho e envolveram quase 1.800 participantes. Em 2018, o trabalho recomeça a todo vapor.


No útimo sábado (6) foi realizada uma atividade de manejo na trilha da Pedra do Conde e outras 15 ações estão previstas para janeiro. Uma delas será um mutirão, agendado para o dia 14 de janeiro, na trilha do Pico da Tijuca para retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado e da nova área com mirante. Também há atividades de voluntariado durante a semana, às terças, quartas e quintas.


Quem quiser se juntar ao trabalho voluntário no Parque Nacional da Tijuca pode realizar o cadastro através da página disponível aqui. Também é possível acompanhar as futuras programações na página do grupo de voluntariado do parque no Facebook e no chat coletivo do grupo no Google, onde as programações são publicadas mensalmente.


O Programa de Voluntariado do ICMBio é uma oportunidade para que as pessoas possam exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. A população pode atuar, juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção. Atualmente o Programa é desenvolvido em mais de 152 unidade de conservação do ICMBio.


Veja a programação completa de janeiro no Parque da Tijuca:


06/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


09/01 (terça) – Manutenção da área da Cascata Gabriela: manutenção da área do recanto, com envernizamento do mobiliário rústico e outras melhorias.


10/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


11/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


13/01 (sexta) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil


14/01 (sábado) – Mutirão Trilha do Pico da Tijuca: Retirada de plantas invasoras, plantio de mudas nativas, manejo do novo traçado da trilha e da nova área com mirante. Nível de esforço: médio (trilha de 1 hora e uso de ferramentas agrícolas).


16/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


17/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


18/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


20/01 (sábado) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


23/01 (terça) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil


24/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


25/01 (quinta) – Projeto Trilha da Pedra Bonita: recuperação total da trilha, com mudança de traçado e outras melhorias. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 30 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


27/01 (sábado) – Coleta de sementes e produção de mudas nativas. Nível de esforço: fácil


30/01 (terça) – Projeto Trilha da Pedra Do Conde: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (inclui realização de caminhada em trilha inclinada por 20 minutos e uso de ferramentas agrícolas).


31/01 (quarta) – Projeto Trilha das Paineiras: manejo da trilha, com melhorias no traçado e outras intervenções. Nível de esforço: médio (uso de ferramentas agrícolas).


*Informações de Duda Menegassi, do Wikiparques.


Comunicação ICMBio


(61) 2028-9280

FONTE: ICMBio
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
9.736