A operação foi realizada com a colaboração de funcionários do Natural Resources Conservation Centre of West Kalimanta. Agora, o pequeno Badul já iniciou seu caminho rumo à recuperação e, eventualmente, poderá retornar à natureza.
O IAR soube sobre Badul quando recebeu informações sobre um orangotango doente, com uma alta temperatura no zoo. Os membros da equipe médica da BKSDA Kalbar viajaram para o local imediatamente para oferecer tratamento médico emergencial para Badul.
Badul, de 18 meses, vivia no zoo desde Novembro. Um exame mostrou que ele tinha um problema no sistema respiratório e dificuldade para respirar. Ele tossia e sons anormais saíam de seus pulmões, informou o veterinário da equipe.
Como os seres humanos e os primatas são geneticamente muito semelhantes, os orangotangos são propensos a pegar doenças de pessoas e algumas enfermidades transmitidas de humanos para jovens orangotangos são perigosas o suficiente para matar os animais caso não sejam tratadas, explica o IAR.
Badul foi transferido para o centro de resgate e foi colocado no recinto de quarentena para os bebês orangotangos, onde irá passar oito semanas e dois exames médicos completos antes de conhecer outros orangotangos, informou o One Green Planet.
Graças aos ativistas, ele está seguro e recebendo os cuidados necessários para se recuperar. Quando completar o processo de reabilitação, há uma grande chance de que ele possa retornar ao seu habitat natural – onde pertence e merece viver. Por enquanto, ele está lutando contra a doença e começando a se sentir em casa no centro de resgate.
Mín. 20° Máx. 24°
Mín. 20° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 21° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuva